segunda-feira, 2 de abril de 2012

Partilhar a vida com um animal de 4 patas



Cão e gato
Partilharem a vossa casa com um amigo de 4 patas pode ser uma grande alegria. Cães, gatos ou outros animais de estimação oferecem uma lealdade incondicional, providenciam companhia e são óptimos para ajudar a “destressar”. Nada como fazer uns mimos e receber outros em troca para que um sorriso esboce na vossa cara.
Saiba que adoptar um animal de estimação é uma grande decisão. Cães e gatos requerem muita atenção e trabalho, e um compromisso que pode durar mais de 15 anos! Ter um animal de estimação pode ser bom para a relação, pois são capazes de juntar um novo elemento à família, e de cuidarem de mais um elemento sem serem vocês. No entanto, esta decisão envolve uma grande responsabilidade e tal como não se abandona um elemento da família, o mesmo acontece com um animal de estimação. Se não têm a certeza e sentem que não estão certos do compromisso que é ter um animal de estimação, então esqueçam a ideia.

O que devem questionar antes de adoptarem um animal:

Têm tempo de cuidar do animal de estimação? Os cães, gatos e outros animais de companhia não se podem ignorar só porque se sentem cansados ou estão sem tempo para isso. Eles necessitam de ser alimentados, de exercício, de carinho, de atenção e de companhia todos os dias da sua vida.
Porque querem um animal de estimação? Querem fazer uma experiência antes de terem um bebé, querem companhia, porque é moderno,... saibam bem qual o motivo que vos está a fazer considerar adoptar um animal de estimação. Lembrem-se que é um compromisso que pode durar mais de 15 anos!
Podem pagar os custos de um animal de estimação? custo de ter um animal de estimação é elevado. As idas ao veterinário, a alimentação, a areia do gato, o treino do cão, os brinquedos, e outras despesas que quando acumuladas podem ser consideráveis.
É uma boa altura para adoptar um animal de estimação? Se têm crianças com menos de 6 anos de idade é melhor esperarem até ela ter essa idade para adoptarem um animal. Um animal de estimação requer uma criança com maturidade suficiente para sentir a responsabilidade de cuidar bem do animal. Se o vosso trabalho não vos permite estar muito tempo em casa, então terem um animal de estimação que passe os dias praticamente sozinho não é uma boa ideia: apesar de não parecer, os animais necessitam de muita atenção para serem felizes.
Estão preparados para lidar com problemas específicos que um animal de estimação pode causar? Pulgas, parasitas, arranhar a mobília, emergências médicas,doenças que o animal pode vir a sofrer, são tudo aspectos a considerar quando se pensa em ter um animal de estimação. Se gostam mais da vossa mobília do que do animal então esqueçam um animal de 4 patas.
O local onde habitam tem condições para um animal de estimação? Se vivem num pequeno apartamento um cão de grande porte é um grande “Não”; se vivem numa vivenda ao pé de uma estrada movimentada e pretendem ter um gato que esteja no exterior também é um grande “Não”.
Estão preparados para ter o ambiente necessário para o animal de estimação? Um cão de pequeno porte é um animal muito activo e necessita de uma grande dose de exercício para se acalmar, pois de outra forma tentará ladrar até que se sinta cansado. Se vivem numa casa alugada, saibam se o senhorio permite animais, antes de colocarem um dentro de casa. Antes de procederem à adopção verifiquem quais os cuidados necessários e o ambiente propício a um animal de estimação. Desta forma adequarão o animal ao vosso estilo de vida e tratarão de lhe providenciar o ambiente e local necessário para que todos sejam uma família feliz.
Como vão fazer na altura das férias? Quem vai cuidar do animal? Se não arranjarem ninguém de confiança que cuide dele vão prescindir das férias ou pagar a um profissional para o fazer?
Serão cuidadores responsáveis? Terão as licenças, as vacinas, a castração, a dieta necessária, o exercício requerido e outros cuidados necessários ao bem-estar do animal?
Estão preparados para cuidar do animal durante toda a sua vida? Estão verdadeiramente comprometidos, independentemente das vossas vidas em cuidar do animal de estimação da melhor maneira durante toda a sua vida?
Neste momento e especialmente no período das férias, os canis, gatis e associações de protecção dos animais estão todos repletos de animais abandonados, muitas vezes maltratados, vítimas de pessoas que não pensaram bem antes de decidirem adoptar um animal. Por favor não cometam o mesmo erro. Pensem bem antes de decidirem adoptar um animal de estimação. Partilharem a vossa vida com um animal de estimação pode ser muito compensador, mas só se estiverem dispostos a fazer o compromisso necessário incluindo o dinheiro necessário, o tempo necessário e o amor necessário durante toda a vida do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário