sábado, 7 de abril de 2012

Ouriço


  Não toque!

  O ouriço é encontrado em campo aberto, florestas e montanhas. O ouriço tem corpo pesado, nariz pontudo, orelhas compridas e olhos pequenos e negros. A parte superior do  corpo do ouriço é coberta de espinhos acinzentados na base e quase brancos na ponta. O ouriço não é um animal social e quase sempre vive sozinho. Passa o dia dormindo entre os arbustos e o ouriço só sai à noite.  Movimenta-se devagar, ziguezagueando de um lado para outro: Explora o chão como um cão de caça e cheira tudo que encontra. Quando o ouriço é ameaçado, encolhe a cabeça e os pés e seu corpo se transforma numa alfineteira.
  O ouriço come principalmente insetos, mas também pode alimentar-se de aves pequenas, vermes, moluscos, cobras e pequenos mamíferos.
  O ouriço tem o hábito de comer cobras venenosas, cujas picadas não o afetam. O ouriço hiberna durante o inverno e, nessa época, torna-se completamente insensível, a ponto de ser quase impossível acordá-lo. No verão, a fêmea pare de 3 a 6 filhotes, cegos e cobertos com espinhos brancos e flexíveis. Esses espinhos endurecem depois de dois meses.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Insectivora
FAMÍLIA: Erinaceidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 25 a 30 cm
Comprimento dos espinhos: 2 cm
Cria: 4 a 5 filhotes, duas vezes por ano
Período de gestação: 31 a 40 dias
Tempo de vida: 8 a 10 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário