domingo, 1 de abril de 2012

Os 5 piores produtos tóxicos para animais de estimação



Gato a cheirar amora
Se, por um lado, a vossa casa é também um lar e refúgio para o animal de estimação que escolheram, por outro, as habitações também podem ser um foco de perigo para os nossos amigos de quatro patas que gostam de explorar e mexer em tudo! Saibam quais são os 5 piores produtos tóxicos para animais de estimação e previnem-se.
  1. Plantas: podem parecer bonitas e inofensivas, mas a verdade é que existem inúmeras plantas de interior e exterior que são altamente tóxicas para os animais de estimação. Assim sendo, é importante verificar se o vosso animal de estimação é atraído pelas plantas de casa ou não, que tipo de plantas são essas, qual o perigo para o animal que têm e se é ou não necessário removê-las de casa e/ou do jardim.
  2. Medicamentos: infelizmente, muitos animais de estimação, principalmente cães e gatos, são atraídos a certos medicamentos devido ao seu aroma o que leva, consequentemente, à sua ingestão. Quer sejam medicamentos prescritos a humanos ou mesmo aos próprios animais de estimação, a sua toma excessiva/inadequada pode revelar-se fatal para qualquer amigo de quatro patas. Por isso mesmo, dentro de casa, todos os medicamentos devem ser guardados num local seguro e de difícil acesso para os animais de estimação.
  3. Inseticidas: embora a exposição a inseticidas para jardim e/ou insetos também representa um elevado risco tóxico para qualquer animal de estimação, o tipo de inseticida mais preocupante é a utilização de produtos para pulgas concebidos para cães, em gatos ou vice-versa. Na hora de aplicar algum tipo de inseticida no vosso animal de estimação, leiam sempre o rótulo em antemão e, no caso de qualquer dúvida, consultem antes um veterinário.
  4. Alimentos: uma dieta saudável e adequada ao animal de estimação em questão é fundamental, porém, é igualmente importante saber quais são os alimentos perigosos para cada animal, pois, eles existem! Sabiam, por exemplo, que um gato não pode comer tomates ou chocolate? E quepêssegos e ameixas podem causar envenenamento por cianeto nos cães? Os alimentos tóxicos podem estar tão próximos como o frigorífico, a despensa ou a mesa da cozinha, por isso, é importante manterem-se vigilantes.
  5. Produtos de limpeza doméstica: qualquer produto de limpeza (cozinha, casa de banho, tapetes…) pode ser tóxico para os animais de estimação, por isso, devem estar guardados num local onde os mesmos não tenham acesso. Para além disso, é importante não deixar os animais estarem nas divisões que estão a ser limpas ou que acabaram de o ser, pois, estas devem ser devidamente secas para não correrem o risco do vosso animal de estimação poder lamber algum líquido que possa ter ficado para trás ou ainda não se encontrar bem seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário