domingo, 1 de abril de 2012

6 maneiras que os animais de estimação fazem bem à saúde



Não se pode negar: existe uma relação especial e até uma ligação única entre um dono e o seu animal de estimação. Para além da companhia, do afeto e do amor incondicional que um amigo de quatro patas oferece a quem o acolhe, a verdade é que a convivência diária com animais de estimação até faz bem à saúde!
  1. Os animais de estimação fortalecem o coração. Talvez seja fruto do amor incondicional que existe entre os animais de estimação e os seus donos, mas a verdade é que a sua presença diária fortalece o coração humano, mesmo contra uma grande variedade de doenças cardíacas. Estudos na área já comprovaram que os donos de cães revelam uma maior taxa de sobrevivência no caso de sofrerem um ataque cardíaco; e que os donos de gatos têm 40% menos probabilidades de vir a sofrer um ataque cardíaco do que aquelas pessoas que não têm um gato em casa.  
  2. Os animais de estimação influenciam positivamente o estado de espírito dos seus donos.Quando passam tempo de qualidade com o vosso animal de estimação – entre 15 e 30 minutos por exemplo – verifica-se um aumento na produção de serotonina (hormona ligada ao bem-estar) e uma diminuição nos níveis de cortisol (hormona ligada ao stress). Inúmeros estudos já mostraram que a interação com animais de estimação deixa qualquer dono menos triste e stressado, mais feliz e bem-disposto.
  3. Os animais de estimação ajudam a combater alergias e asma. Inúmeros estudos apresentam resultados semelhantes: quem convive diariamente com animais de estimação (seja de que tipo for) – principalmente as crianças – terão menos probabilidades de vir a desenvolver asma ou alergias. Mais um bom motivo para terem um amigo de quatro patas em casa! 
  4. Os animais de estimação ajudam a manter uma pressão arterial equilibrada. Diversos estudos apontam para o facto de que quem tem animais de estimação em casa, tem a pressão arterial e o batimento cardíaco mais baixos, quando comparado com pessoas que não têm qualquer contacto com animais de estimação. Sabe-se, por exemplo, que o simples ato de fazer uma festa ao seu animal de estimação pode acalmar alguém instantaneamente, contribuindo ainda para baixar a tensão no caso das pessoas que sofrem de hipertensão.
  5. Os animais de estimação são uma boa motivação para praticar exercício físico. Ter um animal de estimação – principalmente cães – é também um excelente motivo para passear, brincar e correr, o que faz maravilhas à saúde, quer física, quer mental. Por isso mesmo, quem tem animais de estimação é naturalmente mais ativo, apresentando, por consequência, uma tendência menor para engordar. Sabiam que até é possível fazer exercício físico com um gato?
  6. Os animais de estimação são uma espécie de antidepressivo natural. Quem já teve um animal de estimação sabe, em primeira mão, que estes são uma companhia fiel e amorosa, sempre pronta para ouvir, brincar e dar mimos. Por isso mesmo, médicos de todo o mundo recomendam animais de estimação a quem tem tendência a sofrer de depressões, pois, para além da companhia de um animal de estimação ser extremamente tranquilizante, o ato e a responsabilidade de cuidar do mesmo, faz com que qualquer pessoa que esteja em baixo e/ou sozinho, sentir-se mais útil e necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário