domingo, 1 de abril de 2012

Como fazer exercício físico com um gato



Gato pequeno a brincar.
A obesidade nos gatos é uma realidade crescente e assustadora, tendo em conta que 65% do seu tempo é passado a dormir e grande parte do resto a comer! Não é de estranhar, por isso, que cerca de 35% dos gatos tem excesso de peso. Face a isto, e embora possa parecer estranhar fazer exercício físico com um gato, a verdade é que para além do tempo de qualidade que proporciona entre os donos e o seu felino, o gato irá ganhar muito em termos de saúde.

Cuidados antes, durante e depois

Tal como os humanos devem proteger-se antes, durante e após a realização de qualquer tipo de atividade física, também os gatos requerem alguns cuidados específicos. Evitem exercitar o gato durante as horas de maior calor, optando antes pela manhã ou o fim da tarde; se durante a ginástica o gato apresentar-se muito ofegante ou mesmo com dificuldades respiratórias ou incapaz de vos acompanhar, devem parar imediatamente; a hidratação é fundamental para quem pratica exercício físico, gatos incluídos, por isso, deem-no de beber no final do vosso treino (e mesmo durante se acharem necessário); estejam atentos a sinais de indisposição no final de qualquer sessão de exercício físico (língua e gengivas muito vermelhas, postura letárgica, quer esteja deitado, sentado ou de pé). Se necessário, levem o gato ao veterinário.

Exercício para os gatos e para os donos

Para além do facto de fazerem exercício juntos permitir passar tempo precioso com o vosso gato, estas sessões vão ser divertidas, recheadas de brincadeira e ainda vão eliminar calorias indesejadas, quer dos felinos, quer dos humanos. Experimentem um ou mais destes exercícios, vão variando e, toca a mexer!

Exercício #1

Com um pequeno foco/lanterna na mão saltem à corda – ou simulem esse movimento – de frente para uma parede. À medida que o ponto de luz for projetado em locais distintos da parede, o gato vai começar a correr de um lado para o outro e a saltar para tentar alcançá-lo. Uma excelente maneira de aumentar o ritmo cardíaco e queimar calorias!

Exercício #2

Atem cordas, brinquedos pequenos ou rolos vazios de papel higiénico a dois pesos (se não tiverem, podem utilizar 2 latas ou 2 garrafas de água) e comecem a levantá-las de frente para o gato que, querendo apanhar com as patas os objetos suspensos, vai fartar-se de saltar. Um belo exercício!

Exercício #3

Preparem-se para fazer um set de abdominais, de novo equipados com um pequeno foco/lanterna na mão para que, à medida que subirem e descerem, a luz refletida na parede também suba e desça e, consequentemente, o vosso gato também!

Exercício #4

Aproveitem as cordas, brinquedos pequenos ou rolos vazios de papel higiénico que prenderam nos pesos para suspender sobre a cabeça do vosso gato, fazendo-o saltar para alcançar o tão desejado prémio. Movimentem-se de um lado ao outro do espaço onde se encontram, para fazer o gato correr um bocadinho também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário