sábado, 7 de abril de 2012

Hipopótamo


 Um bocejo perigoso
  Quando faz bom tempo, aparecem nos lagos e rios da África jatos de vapor de meio metro de altura, acompanhados de um ruído sibilante. De repente aparecem na superfície seis pequenas saliências: duas orelhas redondas, dois olhos brilhantes e duas grandes narinas abertas, ou seja, tudo o que aparece do corpo de um hipopótamo que subiu à tona para respirar. Então os olhos e as narinas se fecham e tudo desaparece silenciosamente sob as águas.
   Os hipopótamos vivem em todas as planícies da África. A água pertence a todos, mas em terra firme eles costumam dividir seus territórios.
   Na água o grupo passa o dia dormindo e pastando. Em cada território o macho dominante só permite sua família: duas ou três fêmeas e os filhotes. Os animais fazem túneis através da selva até uma clareira onde vão à noite comer 200kg de plantas. Quando um hipopótamo boceja sonolentamente parece um animal lento e inofensivo. Mas na realidade ele é rápido e ágil. O bocejo, ao mostrar suas presas de 50cm, é um aviso. O filhote nasce e é criado na água. A mãe cuida dele até um ano, quando estará pesando 200kg.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Ordem: Hippopotamidae

 
Características:
Comprimento: 4,5m
Altura na cernelha: 1,50m
Peso: até 4t
Espessura da pele: de 2 a 5cm
Período de gestação: 235 dias
Peso ao nascer: de 30 a 40kg

Nenhum comentário:

Postar um comentário