segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como remover manchas e pêlo dos animais de estimação de casa



Animais de estimação de casa
Ter um animal de estimação é o máximo, são uma boa companhia e, acima de tudo, fonte de amor incondicional. Mas como tudo, também têm desvantagens, especialmente os de 4 patas pois largam pêlo e por vezes sujam onde não deviam. Descubram algumas dicas para vos ajudar a manter a casa limpa, mesmo com animais de estimação à mistura.

Diminuir o pêlo dos animais nas diferentes superfícies

O grande problema dos animais de estimação é o pêlo que deixam espalhado pelo chão da casa, mobília e roupas. Para evitar que os pêlos se incrustem nos locais onde o vosso animal de estimação costuma permanecer mais tempo, coloquem uma toalha ou um pequeno lençol no local onde o animal costuma descansar, e periodicamente sacudam-no no exterior para remover a maioria do pêlo, antes de o colocarem na máquina de lavar. Para diminuir o problema do excesso de pêlo também devem escovar o vosso animal periodicamente.

Remover pêlo dos animais na roupa

Se tiverem pêlos dos animais na roupa, usem um rolo adesivo, é muito funcional e muito barato. Coloquem rolos adesivos em diversos locais da casa, como no armário à saída de casa, nos roupeiros, perto do sofá, para poderem sempre remover o pêlo dos animais da roupa rapidamente.

Limpar pêlo dos animais nas carpetes

Para remover o pêlo do animal de estimação das carpetes e tapetes, aspirem diversas vezes durante a semana, usando a potência máxima do aspirador. Optem por um aspirador de grande eficiência, usualmente de saco, que tenha incluído um filtro de ar HEPA para uma maior eficiência e para remover os ácaros.

Pêlo dos animais em soalhos e outras superfícies

No soalho de madeira, ou noutro tipo de chão duro, o ideal será usarem uma mopa eletrostática. Este tipo de “vassoura” é mais eficiente em chãos lisos, como o chão de madeira ou flutuante, do que o aspirador, pois tem a vantagem de não espalhar o pêlo.   

Eliminar pêlos dos animais de estimação nos sofás e cadeiras.

Nos sofás, cadeiras e poltronas usem o aspirador com a ferramenta especial que vem com ele, para aspirar, pois este utensílio é bem mais eficiente do que aspirar apenas com o tubo do aspirador. Escovas de veludo e esponjas secas, usualmente à venda nos supermercados ou lojas de animais, também são boas opções para remover o pêlo dos animais de estimação dos sofás. 

Manchas de animais - limpeza rápida

Quanto mais depressa limparem uma mancha provocada por um animal, melhor. A urina dos animais de estimação quando depositada nas carpetes, se não for limpa de imediato torna-se numa mancha permanente. Os sólidos removam-nos com uma lâmina de uma faca usada apenas para esse feito.

Usem líquido de lavar a loiça

Para limparem uma mancha na carpete, com um pano seco absorvam a mancha de urina, e depois de absorverem o máximo possível, embebam um pano numa solução de ¼ de colher de chá de líquido de lavar a loiça dissolvido numa chávena de água morna. Limpem a mancha da carpete com uma alternância entre a toalha embebida na água com sabão de loiça e uma toalha seca, até a mancha de urina desaparecer. Para manchas mais escuras ou odores persistentes, o melhor é mesmo limparem a carpete com um aspirador a vapor, ou pagarem a um profissional para o fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário