segunda-feira, 2 de abril de 2012

10 alimentos que um gato não deve comer



Gato a comer
Mimarem o vosso gato é normal e muito apreciado, quer pela vossa pequena bola de pelo, quer por vocês quando este retribui os mimos… porém, evitem mimar o gato com alimentos que não são adequados à dieta recomendada para os felinos. Não sabem quais os alimentos que podem ser prejudiciais para os gatos? Continuem a ler…
  1. Laticínios: começando pelo leite de vaca e passando por todos os outros produtos derivados do leite, nenhum deve ser ingerido pelos felinos, pois, a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Como se manifesta esta intolerância? Maioritariamente através de vómitos e diarreia, por isso, estejam atentos! 
  2. Café e chá: no fundo, qualquer bebida/alimento que contenha cafeína pode ser fatal para um gato e a intoxicação por cafeína pode manifestar-se através dos seguintes sintomas, quase todos irreversíveis: agitação, tremores, convulsões, respiração ofegante e palpitações cardíacas.
  3. Uvas frescas e uvas passas: as uvas, sejam frescas ou secas, são especialmente venenosas para os gatos, podendo causar danos irreversíveis aos rins. Se suspeitarem que o vosso gato possa ter ingerido estes frutos, estejam atentos a reações como: letargia, vómitos, sede anormal, quantidades excessivas de urina.
  4. Tomates: sabiam que os tomates podem ser tóxicos para os gatos? Contendo solanina – um glicoalcalcalóide tóxico que, mesmo ingerido nas mais pequenas quantidades, pode ser fatal para um gato – os tomates não são indicados para consumo. Devem estar atentos aos principais sinais de alerta: vómitos, diarreia, comportamento desorientado e paralisia.
  5. Abacate: tal como os cães, também os gatos não devem, em circunstância alguma, ingerir abacate, uma vez que a existência da toxina “persin” nesta fruta, afeta negativamente o sistema digestivo e o músculo cardíaco dos gatos. Os efeitos secundários comuns passam por letargia, dificuldades respiratórias, diarreia e vómitos.
  6. Cebolas e alhos: alimentos extremamente potentes quando em contacto com o organismo de um gato, as cebolas e os alhos danificam de tal forma as células vermelhas que provocam anemia. Os principais sintomas incluem: vómitos, urina vermelha e fraqueza.
  7. Bebidas alcoólicas: embora dispense qualquer explicação, saibam que a ingestão de álcool por parte de um gato pode ser muito grave, uma vez que estas bebidas atacam, de forma perigosa, o sistema nervoso dos gatos. Os efeitos secundários são vários: vómitos, diarreia, falta de coordenação, letargia, tremores, problemas respiratórios, convulsões e até estados de coma ou a morte se a quantidade ingerida for muito elevada.
  8. Massa de pão: o que torna a massa de pão perigosa para o vosso gato? O facto de ainda estar cru! Se for ingerida, o mais certo é que a fermentação ocorra no estômago do gato, causando dores abdominais, inchaço, letargia, desorientação, convulsões e até estados de coma ou a rutura do estômago/intestinos.
  9. Chocolate: extremamente tóxico se ingerido por um gato, o chocolate estimula, de forma negativa, o coração e o sistema nervoso o que, por sua vez, traduz-se em sintomas como temperatura corporal elevada, batimento cardíaco irregular ou acelerado, sede anormal, tremores, vómitos, agitação e convulsões. 
  10. Xilitol: este adoçante artificial está presente numa enorme variedade de guloseimas, pastilha elástica e alguns alimentos dietéticos. Se for consumido por um gato, registar-se-á um aumento na circulação de insulina o que, por sua vez, irá baixar os níveis de açúcar no sangue, levando à insuficiência hepática. Os primeiros sintomas de alerta podem incluir: vómitos, letargia e falta de coordenação motora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário