quinta-feira, 26 de abril de 2012

Yorkshire Terrier


Yorkshire-Terrier-20
Yorkshire Terrier é uma raça relativamente recente, tendo sido criada no condado de York, na Inglaterra, a partir do cruzamento de exemplares de cães das raças Manchesters,  Malteses, Skyes e Dandie Diamonts. Originariamente, foi desenvolvido pelos mineiros da região que buscavam um cão pequeno e que fosse adaptado para entrar debaixo da terra e caçar pequenos roedores que infestavam a região. Mas o cão fez tanto sucesso que chamou a atenção de criadores que entusiasmados, deram início a um processo de seleção, melhorando seu padrão e obtendo cães maravilhosos.
O Yorkshire foi apresentado pela primeira vez na Inglaterra em 1861 e sua primeira aparição numa exposição canina ocorreu ao redor de 1880. Em 1898, o The Kennel Club da Inglaterra, que acabara de ser criado, o reconheceu com o nome de Yorkshire Terrier e seu primeiro padrão, de 1898, previa 2 grupos de tamanhos: até 2,3 kg (preferidos para a companhia ) e entre 2,3 e 6 kg (preferidos para enfrentar os grandes ratos).
Seu padrão atual determina o peso máximo de 3,150 g.
No fim da Era Vitoriana ele começou sua ascensão social, já que tendo caído nas graças da Rainha Victoria e sendo escolhido como seus cães de estimação, os Yorks tornaram-se companheiros inseparáveis das senhoras da aristocracia e da alta burguesia, que faziam questão de ornamentá-los de acordo com os vestidos que usavam na corte e assim, de caçador de ratos o York tornou-se um cão de luxo, mais de acordo com a imagem que temos desses cães atualmente.
Especialmente por seu tamanho, manteve sua popularidade em alta no mundo todo, sendo escolhido principalmente por pessoas que moram em apartamentos e/ou pequenas casas sem quintal. E por suas características de personalidade, mesmo aquelas que tem enormes espaços, como as apresentadoras Xuxa, Ana Maria Braga escolhem entre os seus cães os amistosos Yorks.
No Brasil, há anos são os campeões de registro junto à CBKC, superando raças tradicionais como os Rotts e Cockers. Infelizmente, esta popularidade não se traduz em qualidade dos exemplares… por isso é fundamental que o futuro proprietário procure criadores sérios, evitando a aquisição de cães muito pequenos (fora do padrão da raça) e/ou com temperamento desviante (cães agressivos ou muito medrosos).
Personalidade
Possui temperamento carinhoso e afável o torna um excelente companheiro muito divertido e devotado, porém, até em razão do seu tamanho pode conviver amigavelmente com crianças, mas não aprecia muito o convívio com outros cães com que, certamente, disputará o domínio do território.
Além de carinhoso, o Yorkshire Terrier se destaca por sua vivacidade e por estar sempre alerta. Como um bom caçador, dará o alarme ao menor ruído, o que pode trazer alguns problemas com a vizinhança. Por essa característica marcante, muitos usam o York como cão de alarme, função que cumpre de forma exemplar.
Apesar do tamanho, o Yorkshire é um cão muito ativo e independente e por isso não se pode dizer que o “colo” seja seu lugar predileto. Talvez a melhor posição do Yorkshire seja: perto do dono sim, mas não necessariamente em cima dele. Mesmo sendo bastante “independente” o York não gosta de ficar muito tempo sozinho e, se puder, segue os passos do dono onde quer que ele vá.
O Yorkshire não está entre as raças mais obedientes. Segundo o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, comparando 133 raças, ocupa o 27º lugar e é o primeiro entre os Terriers. Conforme descreve Stanley, raças com tal posição costumam obedecer a uma ordem 70% das vezes ou mais. Apesar disso, é um cão capaz de resolver problemas sozinho, analisando causa e conseqüência dos acontecimentos.
O filhote
Os Yorkies não devem ser comprados antes de 10 semanas de vida, mas somente a partir da 12ª semana. Isso porque ao contrário de raças maiores, Yorkies ainda podem ser facilmente traumatizados antes de 10 semanas de vida e também podem, mais facilmente, contrair doenças e não sobreviver devido ao seu pequeno porte.
bigstockphoto_Yorkshire_Terrier_Puppies__M_2879533.jpg_1252595030
Os filhotes nascem pretos com o dourado quase marrom e não totalmente distribuído. Com o passar do tempo, sofrem profundas modificações e apenas após 18 meses é que adquirem sua pelagem e tonalidades definitivas, quando o dourado se alastra e as cores clareiam. Devido a essa verdadeira metamorfose, consta que alguns criadores inexperientes sacrificaram ninhadas inteiras de yokies por acharem que se tratavam de mestiços.
Outra dúvida comum diz respeito às orelhas… Normalmente os filhotes a partir de 3 meses de idade já devem ter as orelhas corretamente posicionadas mas nem sempre isso acontece… Recomenda-se que o proprietário procure um veterinário especializado para que ele coloque uma bandagem que deve ser usada até que as orelhas fiquem corretas. O tempo do uso da tala depende do tamanho e rigidez da cartilagem das orelhas.
Cores
Segundo o padrão da raça, o Yorkshire deve ter duas cores: o azul-aço escuro (cinza-brilhante quase preto tendendo ao azulado) e o fulvo (amarelo-tostado), sendo que uma cor não pode invadir a outra e nem as duas se mesclarem. Começa nesta definição o calvário dos criadores, uma vez que o azul-aço não deve ser escuro demais a ponto de ficar preto, e nem claro, parecendo prateado. Quanto aos pêlos fulvos, são levemente mais claros nas pontas do que nas raízes, e produzem um colorido dourado intenso.
A coloração azul-prateado, embora proibida pelo padrão é freqüentemente obtido por criadores.
É bastante comum a reclamação de proprietários que adquirem cães sem procedência e que nunca ficam com a pelagem exuberante dos yorks de qualidade e que frequentam exposições… A genética nestes casos é um fator muito importante, mas o cuidado com os pelos é fundamental!
Sua pelagem deve ser abundante e necessita de cuidados para manter-se limpa e desembaraçada. Os banhos podem ser semanais, utilizando shampoo neutro, condicionador (pode ser humano, para cabelos secos) e finalizando com condicionador “leave-in” (sem enxague). Precisam de escovação freqüente para evitar a formação de nós, de 3 a 7 vezes por semana, dependendo do tamanho e volume da pelagem. Utilize uma escova de pinos, dando maior atenção ao pescoço, orelhas, parte interna das coxas e “axilas”. Tente não arrancar ou cortar os nós, é melhor desfazê-los com as mãos. Finalize com o pente, dando especial atenção a orelhas, patas e rabo. Esses cães também podem ser tosados para facilitar a manutenção: além de aparar os pelos com a tesoura, pode-se passar a máquina sob as patas, entre os dedos, parte interna das orelhas e genitais sem comprometer a beleza. Para que ele tenha melhor movimentação, costuma-se prender a “franja” sobre a testa liberando assim a visão de seus olhos.
Para cães que frequentam exposições, é essencial a aplicação de papelotes na pelagem em todo o corpo. O pelo deve ser trimado curto na ponta das orelhas.
Outro cuidado importante e frequentemente desprezado pelos proprietários diz respeito ao uso de ´roupinhas´. Cães de pelo longo não precisam de roupas para aquecê-los, pois o próprio pelo faz uma capa térmica protegendo os cães da temperatura. O ideal é que se coloque uma cama de cobertor, não uma roupa.
Problemas comuns à raça
Um cuidado especial deve ser tomado pelos donos e futuros donos de Yorks: nunca adquirir exemplares de pais muito pequenos, uma vez que estes são considerados mais “agitados” e excessivamente excitáveis além de serem mais propensos a terem problemas de saúde. Por isso, considere sempre o padrão da raça, que estabelece como peso ideal 3 Kg. Infelizmente, a procura por exemplares pequenos criou termos oficialmente inexistentes, como “micro” ou “zero”, por isso, todo cuidado é pouco na hora de adquirir um filhote.

sábado, 7 de abril de 2012

Hipopótamo


 Um bocejo perigoso
  Quando faz bom tempo, aparecem nos lagos e rios da África jatos de vapor de meio metro de altura, acompanhados de um ruído sibilante. De repente aparecem na superfície seis pequenas saliências: duas orelhas redondas, dois olhos brilhantes e duas grandes narinas abertas, ou seja, tudo o que aparece do corpo de um hipopótamo que subiu à tona para respirar. Então os olhos e as narinas se fecham e tudo desaparece silenciosamente sob as águas.
   Os hipopótamos vivem em todas as planícies da África. A água pertence a todos, mas em terra firme eles costumam dividir seus territórios.
   Na água o grupo passa o dia dormindo e pastando. Em cada território o macho dominante só permite sua família: duas ou três fêmeas e os filhotes. Os animais fazem túneis através da selva até uma clareira onde vão à noite comer 200kg de plantas. Quando um hipopótamo boceja sonolentamente parece um animal lento e inofensivo. Mas na realidade ele é rápido e ágil. O bocejo, ao mostrar suas presas de 50cm, é um aviso. O filhote nasce e é criado na água. A mãe cuida dele até um ano, quando estará pesando 200kg.
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Ordem: Hippopotamidae

 
Características:
Comprimento: 4,5m
Altura na cernelha: 1,50m
Peso: até 4t
Espessura da pele: de 2 a 5cm
Período de gestação: 235 dias
Peso ao nascer: de 30 a 40kg

Girafa


  Nem sempre por cima da situação
  A girafa é um mamífero ruminante de grande porte. Vive nas regiões secas e com árvores dispersas situadas nas savanas africanas do sul do deserto do Saara. As girafas foram caçadas para extração de sua pele, grossa e resistente, mas atualmente a espécie é protegida.
As girafas são tímidas e atentas. As girafas são ativas principalmente ao entardecer e no início da manhã, descansando durante as horas mais quentes do dia. Usualmente dormem em pé, mas ocasionalmente, deitam-se.

  Apesar do seu longo pescoço, a girafa possui o mesmo número de vértebras que o camundongo ou o homem. E assim tão alta por causa do alongamento de cada um dos ossos do pescoço e das pernas. Essa grande altura permite a girafa alimentar-se das folhas mais altas e mais tenras das árvores, especialmente da acácia
Devido ao baixo teor nutritivo das folhas, as girafas precisam comer grandes quantidades e passam quase 20 horas por dia comendo.  A língua é longa (chega a medir até 40 cm de comprimento) e  é flexível. O animal pode também vigiar com facilidade os arredores, o que é uma vantagem para prevenir-se contra perigos. Há, porém, algumas desvantagens.
  Para beber, a girafa deve abrir bastante as pernas e penosamente abaixar o pescoço de forma que sua boca possa alcançar a água.
Essa é uma posição incômoda e instável que deixa a girafa indefesa contra o leão. A organização do grupo é que resolve esse problema: algumas ficam de guarda enquanto outras bebem.
  Quando a girafa galopa, as pernas traseiras cruzam-se com as dianteiras. Apesar do seu tamanho, a girafa pode atingir a velocidade de 47 km/h. No seu passo normal, ela desloca-se movendo primeiro ambas as pernas de um lado do corpo e depois as do outro lado: ela utiliza o pescoço para manter o equilíbrio.  Os seus pescoços, entretanto, são os maiores dos animais atuais, pelo que é pouco flexível. Por causa de seu pescoço comprido e rígido, seu sistema vascular possui particularidades como válvulas especiais que permitem que o fluxo sanguíneo alcance o cérebro (bastante afastado de seu coração) quando levantam a cabeça e evitam vertigens quando elas a abaixam.
  Ambos os sexos possuem dois a quatro cornos curtos e recobertos por pele. O pêlo da girafa é fulvo (amarelo-tostado, alourado) ou rosado, com grandes manchas de cor amarronzada (exceto no ventre, onde o pêlo é branco). As manchas pardas possuem um padrão único para cada indivíduo e o auxilia a se mimetizar por entre as sombras das árvores onde habita.
  Os machos alcançam a maturidade sexual de 3 a 4 anos; já as fêmeas de 2 a 2,6 anos, entretanto sua maturidade sexual pode ser adiada por um ano ou mais, dependendo de suas condições nutricionais. 

 
Girafa Rothschild existem apenas 500 exemplares dados de 2010

  Os machos tornam-se maduros por volta de 42 meses, mas só terão oportunidade de fecundar com 8 ou mais anos de idade.  A gestação dura 420 a 450 dias, nascendo só uma cria de cada vez com uma altura que oscila entre 1,5 e 1,7 metros. Os filhotes de girafas caem de uma altura de quase 2 metros quando a mãe está de pé durante o nascimento, o que é freqüente.  Ao nascer, os filhotes são fortes e bem desenvolvidas, costumam ser vítimas dos predadores durante o primeiro ano de vida. Após o desmame, as fêmeas permanecem dentro do território materno, enquanto os machos o abandonam, formando grupos separados. Organizados em uma hierarquia clara de dominância, esses grupos formados só por machos vagarão dentro de seu próprio território, à procura de fêmeas no cio.
  As fêmeas de girafa têm lugares específicos para parir dentro de seu território. Escolhem um determinado lugar para trazer ao mundo sua primeira cria e sempre voltarão a esse local para os partos seguintes, mesmo no caso de seu território ter sido semi-destruído.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Artiodactyla
FAMÍLIA: Giraffidae
 
CARACTERÍSTICAS:
Altura: média de 5 m
Comprimento do pescoço:"até 3 m
Peso: macho, 1 1/2 t
Duração: cerca de 25 anos
Período de gestação: 450 dias (14a 15 meses)
 O tempo de vida:  é de aproximadamente 15 a 20 anos.
As girafas quase não emitem sons

Leão


Características

leão, (Panthera Leo), membro da família dos Felídeos, tem o corpo musculoso, longo, com extremidades relativamente curtas e cabeça grande. Em média pesa cerca de 250 kg e medem 2 metros de comprimento mais a cauda e 1 metro de altura. O macho apresenta a cabeça e o pescoço cobertos por uma juba característica. Os machos adultos de leão podem chegar a ser cerca de 50% maiores que as fêmeas. A juba os faz parecer ainda de maior tamanho. O rugido do leão pode ser ouvido a 9 km de distância, costuma ser emitido quando os machos saem em caçada ao anoitecer, quando a caça tem êxito, e ao amanhecer. Os leões vivem em média de 20 a 25 anos.
Se um macho menor se dá conta de que está em desvantagem, a confrontação não costuma terminar em luta. No caso de haver uma briga, a juba ajuda a amortecer os golpes e dentadas do oponente.

Habitat

Ele é tido como o rei das selvas (o leopardo é mais temível e feroz), e vive hoje na região ao sul do Saara, na África, e a noroeste da Índia, na Ásia. Isso foi o que lhe restou, pois vivia na África, Ásia Menor, Sudoeste da Ásia e a Europa, desde a Espanha até a Bulgária.
Embora em muitos países a caça ao leão esteja proibida, a destruição de seu habitat continua sendo uma ameaça grave para a sobrevivência da espécie.

Leão jovem

Os leões jovens são ferozes e atacam o homem sem nenhuma provocação, pois estão acometidos de uma crise de agressividade. Mas são rapidamente capturados por caçadores. Os que não são capturados, logo adquirem hábitos mais calmos quando termina a adolescência.
Leão.

Fiel até morrer

Aos dois ou três meses de idade, o leão chega a plenitude de sua força. No vigor da juventude é agressivo, ágil e feroz. Dedica-se com crueldade aos prazeres da caça. Mas um dia, é chamado pelo amor. Torna-se melancólico. Rebanhos de antílopes e zebras passam pela sua frente e ele não se perturba. Pode até conviver algum tempo com eles, em boa paz. Nesse momento tudo o que lhe interessa, é encontrar a leoa de seus sonhos... Procura-a em toda parte, até que finalmente a encontra. Passeia em sua frente, exibi-lhe a bela juba recém-crescida, seu orgulho.
Depois que acasalam, nenhuma outra leoa o atrai - é fiel até o fim da vida. Mesmo que sua esposa morra ou seja capturada, o leão não procura outra. A leoa viúva ou separada, fica solitária até morrer.

Leoa

É a leoa quem governa a família (muito corajosa e decidida). Quando várias famílias estão no mesmo local, as leoninas revezam nos cuidados com os filhotes. São elas que caçam para a família, enquanto o leão protege. O leão é o primeiro a comer a presa. A leoa é um belo animal de corpo esbelto, movimentos ágeis e músculos fortes. Seu pelo é curto, marrom, rosado ou bege uniforme. O passo é lento e seguro; o olhar altivo e penetrante. Com sua força, é capaz de quebrar a coluna vertebral de uma zebra e tem todas as qualidades necessárias para ensinar os filhotes a caçar.

Filhote

Leoa e seu filhote.
A gestação dura de 102 a 113 dias. Ao dar à luz, dois ou três filhotes, a leoa procura um matagal. O leão nasce e tem aparência de um gato adulto e, nas primeiras semanas, tudo o que faz é mamar e dormir. Com dois meses, já caminha rapidamente e emite sons semelhantes a miados. Aos seis meses, abandona o leite materno e durante esse tempo o pai é excluído do lar e fica de sentinela nas proximidades. Enquanto a mãe cuida de sua família. Aos oito meses, os leões já acompanham a mãe na caçada, mas ficam só olhando. Após algum tempo, são submetidos a um teste, e pouco a pouco vão dominando a técnica de caçar. Com um ano de vida, os leões tem o tamanho de um cachorro grande. Com dois anos já se protegem do perigo e se sustentam sozinhos. A leoa deixa-o e vai criar nova ninhada.

Caça

Os leões caçam animais grandes, como antílopes, girafas e zebras. A técnica empregada consiste em espreitar primeiro a presa e, quando esta encontra-se a uma distância adequada, persegui-la em grande velocidade para derrubá-la numa carreira na qual podem alcançar os 85 km/h.
Se a vítima percebe a presença do leão e foge, na certa vai escapar, pois apesar da grande velocidade que o leão consegue, ele cansa-se facilmente. Suas armas mais poderosas são as garras e os longos dentes caninos.
Quando uma vítima é abatida, é levada para baixo de uma árvore e devorada, à começar das vísceras. Às vezes, é toda a família que se alimenta de uma só presa, os restos do animal, depois, são devorados por abutres, hienas e o chacal (decompositores).
Quando os leões estão mais velhos, alimentam-se de roedores, répteis, escorpiões, gafanhotos, animais pequenos, débeis ou enfermos. Quando a fome é muita, atacam cachorros, cabras ou galinhas das aldeias, e pode até levá-lo a devorar uma criança ou uma mulher. Mas quando ferido ou importunado, o leão não oferece perigo ao homem.

Curioso

Como a maioria dos felinos, ele também é bastante curioso, e qualquer objeto estranho para ele o amedronta e o afugenta: uma bandeira num mastro, uma roupa no varal ou um espantalho. Se estiver devorando uma presa e for surpreendido bruscamente, chega até a abandonar a presa, para pôr-se em fuga. Não importa o causador da surpresa; pode ser até um pequeno gambá.

Cativeiro

Ainda não está satisfatoriamente explicado por que é que a juba do leão cresce mais quando ele está em cativeiro. Há também outras incógnitas: em liberdade, a leoa dá cria a cada dois anos; mas, quando o casal vive em cativeiro, nascem filhotes todo ano. Além disso, não se sabe explicar para que serve a espécie de unha que o leão tem no final da cauda escondida entre o tufo de pêlos.
Os leões podem ser domados com facilidade e existem casos em que foram criados como animais de estimação, fiéis e dóceis como cachorros.

Classificação científica

  • Filo - Chordata (Cordados)
  • Classe - Vertebrata ( Vertebrados)
  • Ordem - Carnívora (Carnívoros)
  • Família - Felidae (Felinos)
  • Gênero - Panthera
  • Espécie - Leo


Mais em: http://www.webciencia.com/14_leao.htm#ixzz1rOgRAaZy

Abelhas

O mel foi a primeira substância adoçante conhecida da Antiguidade segundo a Bíblia era uma das duas dádivas da Terra da Promissão (a outra era o leite).
A apicultura que é a criação de abelhas melíferas (produzem mel), já é praticada a muito tempo, os egípcios documentaram isso pela primeira vez no ano 2600 a.C, por meio de incrições funerárias nas pirâmides!!!

A antiga apicultura era pouco rendosa: realizada em colônias fixas de barro, madeira ou palha, apresentava dificuldades para a coleta do mel, acarretando a destruição dos favos e danificando a colmeia.
Em meados do século XIX, dois apicultores criaram o sistema de caixilhos removíveis, o que deu grande impulso a essa atividade. Esses caixilhos, onde as abelhas constroem os favos, permitem ao apicultor acompanhar seu trabalho e proteger as abelhas de doenças ou inimigos. Feitos de madeira, são dispostos paralelamente na caixa quadrangular (o cortiço), que também é de madeira.

Pomba Doméstica


  Um dos mais velhos amigos do homem
  Os faraós tinham a pomba a seu serviço, há mais de 3 000 anos antes de Cristo. Eles haviam reconhecido sua grande resistência e espantoso senso de direção, e usavam-na como mensageira. Mais tarde, a pomba passou a ser valorizada pelo sabor de sua carne e por sua beleza decorativa. Na verdade, há três tipos de pomba doméstica: as que são criadas para o abate; os pombos-correio, usados para levar mensagens; e as pombas ornamentais, criadas por suas qualidades decorativas.
  A pomba de granja comum pode ser pintada, preto-avermelhada, cinza ou branca, e tem a vantagem de ser muito fértil. O pombo-correio, cuidadosamente criado e selecionado, é pequeno, mas tem asas grandes e enorme resistência no vôo.
  Sabe-se de alguns pombos que chegaram a voar mais de 960 km. As pombas ornamentais são criadas por causa de seu canto, por suas habilidades acrobáticas ou de vôo, ou pela sua beleza. Criam se pombos no mundo inteiro,,e eles são alimentados com trigo, cevada, aveia e milho. A fêmea tem seis ninhadas por ano. São postos dois ovos de cada vez. Os filhotes são alimenta dos com "leite de pomba", feito de células que se formam dentro da mandíbula inferior da fêmea.
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 30 cm aproximadamente
Período de incubação: 18 dias
Os filhotes passam 1 mês no ninho
Tempo de vida: 9 anos.

Pônei


   Um nome antigo

  A palavra inglesa pony (aportuguesada para pônei) vem de uma antiga palavra francesa poulenet, ou petit poulain, que significa potrinho. Era o nome dado por Joana d'Arc e seus soldados aos pequenos cavalos dos ingleses, seus inimigos na Guerra dos Cem Anos. Pôneis são cavalos pequenos. Eles não devem ter mais de 1,45 m de altura na cernelha. Dos pôneis ingleses, os mais estimados são os das ilhas Shetland. São animais da Escócia, peludos, principalmente no inverno. Os pôneis da raça Shetland distinguem-se por seu pêlo castanho, crina comprida e sua teimosia. Eles possuem uma longa história como cavalos de carga. Há provas de sua existência na Escócia desde o ano 600 da nossa era. Ali ainda nos dias de hoje podem ser encontrados pôneis selvagens.
  Os pôneis da raça shetland necessitam de grande quantidade de água.
  Eles bebem mais de 9 litros de água por dia.  Os potrinhos são cuidadosamente vigiados por ambos os pais, uma vez que eles nascem cegos. Os pôneis shetland gostam de galopar pelos campos na primavera, mudando de andadura e de direção aparentemente pelo próprio prazer de fazê-lo.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Perissodactyla
FAMÍLIA: Equidae
 
CARACTERÍSTICAS:
O tamanho varia com a raça: 1.OO a 1.45 m
Período de gestação: 1 ano

Ouriço


  Não toque!

  O ouriço é encontrado em campo aberto, florestas e montanhas. O ouriço tem corpo pesado, nariz pontudo, orelhas compridas e olhos pequenos e negros. A parte superior do  corpo do ouriço é coberta de espinhos acinzentados na base e quase brancos na ponta. O ouriço não é um animal social e quase sempre vive sozinho. Passa o dia dormindo entre os arbustos e o ouriço só sai à noite.  Movimenta-se devagar, ziguezagueando de um lado para outro: Explora o chão como um cão de caça e cheira tudo que encontra. Quando o ouriço é ameaçado, encolhe a cabeça e os pés e seu corpo se transforma numa alfineteira.
  O ouriço come principalmente insetos, mas também pode alimentar-se de aves pequenas, vermes, moluscos, cobras e pequenos mamíferos.
  O ouriço tem o hábito de comer cobras venenosas, cujas picadas não o afetam. O ouriço hiberna durante o inverno e, nessa época, torna-se completamente insensível, a ponto de ser quase impossível acordá-lo. No verão, a fêmea pare de 3 a 6 filhotes, cegos e cobertos com espinhos brancos e flexíveis. Esses espinhos endurecem depois de dois meses.
FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Insectivora
FAMÍLIA: Erinaceidae

CARACTERÍSTICAS:
Comprimento: 25 a 30 cm
Comprimento dos espinhos: 2 cm
Cria: 4 a 5 filhotes, duas vezes por ano
Período de gestação: 31 a 40 dias
Tempo de vida: 8 a 10 anos

periquito


Esta é uma tarefa que pode ser realmente frustrante no início mas que, no final, é realmente compensatória.
Quando adquirir um periquito com intenção de o domesticar, deve colocá-lo na gaiola o mais rápido possível e deve dar-lhe espaço e tempo para que ele se ambiente ao seu novo lar. Durante este período não se aproxime muito dele mas permaneça no seu raio de visão e vá falando com ele. A atribuição de um novo pode ser muito importante neste processo de domesticação.
Assim que a ave se começar a sentir realmente "em casa", está na altura de começar a ganhar a sua confiança. Para este efeito, deve proporcionar à ave o maior número de experiências positivas possíveis.
Assim, sempre que se aproxima da gaiola mencione o nome do periquito e fale sempre tranquilamente, pode também ir assobiando sempre uma melodia igual de forma a que, sempre que a ave ouvir esta melodia fique mais tranquila e, quem sabe, se não irá ela também assobiar a mesma melodia. Sempre que tiver que limpar ou agarrar a gaiola, evite fazer movimentos bruscos e, se possível, realize sempre as tarefas que tiver a realizar perto da gaiola à mesma hora.
Todos os periquitos são muito sensíveis a novidades, por muito insignificantes que estas sejam, e devem ter tempo para se habituar a elas.
Depois do periquito se ter habituado à sua nova casa e de estar à vontade com a sua companhia, podemos começar a tentar habituá-lo à nossa mão. Assim, sempre que lhe tiver que dar fruta ou comida, não a coloque logo na gaiola mas dê-lha na sua mão, se possível sempre ás mesmas horas. Até que a ave venha realmente comer na nossa mão pode levar semanas, sendo necessário uma enorme paciência e dedicação... Que serão recompensadas quando finalmente o periquito perder o medo e começar a vir comer na nossa mão, pousando nela.
NÃO DEVE NUNCA tentar agarrar o periquito sem que seja extremamente necessário.

Ensinar a Falar

Escrito por Alberto Nunes

Com muita paciência, é possível ensinar um periquito a falar embora alguns tenham mais aptidão para o fazer que outros.
Este processo de aprendizagem pode ser feito através dos seguintes passos:
- dê um nome curto e sonante ao periquito, que ele possa repetir facilmente;
- sempre que se dirigir para ele, trate-o pelo nome;
- comece por insistir em pequenas frases ou palavras mais fáceis como um "olá!";
- assobie melodias curtas várias vezes por dia.
Deve ter sempre em atenção que é preciso muita paciência para ensinar um periquito a falar e, nem sempre se consegue o êxito desejado, não devendo nunca deixar de ter uma relação alegre com o seu periquito apenas por este facto.
A minha Nicas já diz uns "Olás" envergonhados e reproduz um ou dois assobios...
Desejo-lhe sorte com os seus companheiros.

tartarugas


A tartaruga mais comum encontrada em lojas de aquários de peixes é a Trachemys scripta elegans cuja característica mais marcante é a presença de manchas laterais vermelhas na cabeça . Elas são originárias de regiões pantanosas do sul dos Estados Unidos e são importadas diretamente de lá, onde são criadas em cativeiro para a venda dos filhotes. Existe uma outra tartaruga aquática, parecida com esta, porém sem as manchas vermelhas, que é a Trachemys dorbignyi originária de rios e lagos do Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina que tem sua comercialização proibida no Brasil.
O tamanho do aquário depende do tamanho da tartaruga, para tartarugas recém-nascidas tão pequenas quanto uma caixa de fósforo, um aquário de 30 cm x 20 cm x 20 cm é suficiente. É necessário um local seco com rampa para que possam sair da água. A profundidade da água deve ter no mínimo o mesmo comprimento da tartaruga, de modo que ela consiga ficar em pé dentro d'água. Não tampe o aquário com vidros porque o ambiente ficará demasiado úmido para as tartarugas, podendo provocar doenças. Tartarugas não convivem bem com peixes, elas cedo ou tarde vão acabar matando-os porque é assim que vivem na natureza.
Crescem pelo menos 3 cm por ano.
Vivem em média 40 anos na natureza, e a causa da morte normalmente é devido a predadores ou pela destruição do seu habitat. Mas em cativeiro podem chegar até 100 anos, desde que mantida em condições adequadas.
A identificação do sexo só é possível quando adulto, aos 5 ou 6 anos. A fêmea é maior, podendo chegar até 30 cm de comprimento e tem a parte inferior da carapaça ( plastrão ) ligeiramente convexa de modo a fornecer mais espaço aos ovos. O macho alcança de 20 a 25 cm e tem a cauda mais comprida e volumosa, além disso, possui as garras das patas dianteiras bem maiores que a da fêmea e a parte inferior da carapaça é reta ou ligeiramente côncava para se ajustar melhor em cima da fêmea. A cloaca do macho situa-se a 2/3 da distância entre o começo da cauda e a carapaça, enquanto que da fêmea é bem próximo à carapaça. Às vezes é dito durante a compra da tartaruga que ela não irá crescer muito em um aquário pequeno. Normalmente isso é dito para não "afugentar" o comprador, já que a tartaruga só não irá crescer, se morrer...
Não possuem dentes, mas sim uma forte mordida .
Devem comer dentro da água para não engasgar.
Não deve ser usada como brinquedo pelas crianças. Não são tartarugas Ninja !
A alimentação básica é a industrializada, comprada em lojas de animais (como Tetra ReptoMin, Tetra Gammarus, etc..), já que contém todos os nutrientes necessários, como cálcio, que é importante para a constituição da carapaça. Mas tartarugas na natureza comem de tudo ( onívoros ), e deve-se tentar dar também vegetais como alface, espinafre, cenoura etc... Também comem pequenos animais como minhocas, camarão, peixes, etc... Alimente-as todo dia, mas não se preocupe se você for fazer uma viagem até três semanas, elas podem passar esse período sem comer. No inverno comem menos.
Use iluminação natural. Necessitam de exposição ao sol todo dia. A luz do sol, além de prevenir fungos, ajuda a sintetizar a vitamina D3 que também é importante para o metabolismo do cálcio para a carapaça. Deixe o aquário próximo a uma janela de modo que possa receber diretamente raios de sol, de preferência sem atravessar vidros, já que estes filtram raios ultra-violeta. Se o aquário for pequeno cuide para que a água não aqueça demasiadamente com o sol. Caso seja utilizado iluminação artificial todo tempo, é necessáriolâmpadas especiais que forneçam todo o espectro da luz, incluindo ultra-violeta, essas lâmpadas são vendidas no exterior e não é fácil encontrá-las no Brasil. Uma lâmpada adequada para aquário de tartarugas chama-se VitaLite. As lâmpadas conhecidas como Pro-Lux ou Gro-Lux são usadas mais em aquários de peixes para desenvolver as plantas, não sendo adequadas para tartarugas porque tem pouco rendimento de ultra-violeta, fornecendo mais luz vermelha, que não é suficiente.Mas lembre-se : suas tartarugas viverão muito melhor e mais felizes se puderem tomar luz do sol todo dia.
São animais de sangue frio, isto é , a temperatura de seu sangue varia de acordo com a temperatura do ambiente. Respiram unicamente através de pulmões, logo não podem permanecer muito tempo em baixo da água. Possuem visão e audição muito apurada, podendo perceber a presença de pessoas a muitos metros de distância. Apresentam bico, como as aves. As tartarugas d'água são répteis da ordem dos testudíneos e da família dos Emydidae. São consideradas autênticas sobreviventes da pré-história, já que se retornamos 200 milhões de anos no tempo, muita pouca diferença será encontrada entre as tartarugas pré-históricas e as tartarugas atuais. Os dinossauros foram extintos, mas as tartarugas não!
É importante que o aquário seja mantido limpo. Para ajudar na limpeza utilize filtro de maior potência possível. Há varios tipos de filtros, mas o submersos são os mais comuns para aquários de tartarugas. A troca total da água do aquário depende do filtro, mas é recomendado uma vez por semana pelo menos. Tartarugas sujam mais o aquário que peixes.
O aquário de tartarugas não precia ter decoração como aquário de peixes. Não há necessidade de areia, cascalho ou pedras pequenas no fundo. É melhor manter o fundo liso para facilitar a limpeza. Além disso, tartarugas tem tendência a engolir o que aparece pela frente, até mesmo areia, podendo engasgar e morrer em poucos dias. As Lojas às vezes decoram excessivamente o aquário de tartarugas para atrair compradores.
Apesar das tartarugas poderem hibernar, a temperatura ideal deve estar entre 24 - 30 C, é importante uso de aquecedor para regiões frias. Use aquecedor com a relação de 1 Watt para cada litro de água.
Hibernação : Se as tartarugas são criadas em regiões quentes nunca hibernarão. Em regiões frias, se forem mantidas dentro de casa com aquecedor e lâmpada elas permanecerão ativas todo o ano, apesar da tendência de se comer menos no inverno. Mas se as condições forem propícias elas poderão hibernar ou ficarão menos ativas e comerão muito pouco. Durante a hibernação os processos do corpo são mais vagarosos, a digestão cessa, a circulação é reduzida e as defesas imunológicas diminuem, devido a isso não deixe tartarugas doentes ou machucadas hibernarem. As tartarugas hibernam tanto fora como dentro da água ( mais comum ), elas procurarão um local abrigado para se esconder e ficarão lá por um longo tempo. Tartarugas hibernando fora de casa em regiões frias podem morrer rapidamente se colocadas bruscamente em ambientes quentes. Hibernação de répteis é diferente de hibernação de mamíferos no sentido fisiológico da palavra. O termo mais correto talvez seja "invernar". Tartarugas originárias de regiões tropicais não hibernam, mas a tartaruga de água em questão é originária da América do Norte onde há invernos rigorosos.
Se as tartarugas são mantidas em boas condições dificilmente adoecem. Mas uma das doenças mais comuns são os fungos que parecem com pequenas bolinhas brancas de algodão grudadas na pele, nesse caso as lojas vendem remédios específicos como Tetra sulfa Bath e Tetra RidRot. Tartarugas que ficam fora d'água à noite provavelmente estão doentes. As tartarugas eliminam constantemente escamas da carapaça e pele, o que não deve ser confundido com doenças. Às vezes tartarugas são compradas em péssimo estado e com "stress" devido às condições na loja e ao transporte dos EUA, podendo ocorrer de praticamente não estarem comendo nada por muito tempo e continuarem assim até morrer. Doenças mais comuns : respiratórias (pneumonia), pálpebras inchadas e carapaça mole. Veja mais informações
Tartarugas suportam bem água com cloro proveniente de sistema de tratamento municipal, logo não é necessário deixar a água para reposição em repouso por um dia como ocorre com aquário de peixes.
Não use produtos químicos para eliminar algas verdes no aquário. Remova algas apenas com escova e pela troca da água. Algas verdes, apesar de não dar uma aparência boa ao aquário são sinal de que tudo está OK.
Como qualquer outro animal ou pessoa, tartarugas carregam toda sorte de bactérias. Sempre se deve lavar as mãos após manuseá-las e evite qualquer contato do aquário com objetos da cozinha para não contaminar alimentos. Em alguns casos transportam bactérias do gênero Salmonela que podem provocar diarréia, vômito e náusea. Pessoas com defesas imunológicas em formação, como crianças até 5 anos, ou defesas imunológicas enfraquecidas, como mulheres grávidas e idosos, são mais sujeitas a contaminação e não devem manuseá-las ( veja Salmonella Infecção e Salmonella Contaminação ).A bactéria Salmonela está presente nas tartarugas mais novas (carapaça menor que 10 cm). Nos Estados Unidos é proibido a comercialização de tartarugas de água menores que 10 cm desde o ano de 1975, os criadores de tartarugas Americanos estão investindo para tentar erradicar a Salmonela e terminar com a proibição ( veja Salmonella Erradicate e Four Inch ).
Ponha uma tela sobre o aquário em local onde haja gatos ou aves.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Lontra


A lontra é um animal mamífero, pertencente à ordem carnívora. Vive na Europa, Ásia, África, América do Norte e ao longo de toda a América do Sul, incluindo o Brasil e a Argentina. O seu habitat é no litoral ou próximo dos rios onde apanha alimentos como peixes, crustáceos, répteis e menos frequentemente aves e pequenos mamíferos.
A lontra adulta mede de 55 a 120 centímetros de comprimento (incluindo a cauda) e pesa 35 quilos. Embora a sua carne não seja comercializada a lontra faz parte da lista de animais ameaçados de extinção.

Panda-gigante


O panda-gigante é um mamífero dotado de racionalidade da família dos ursos. Têm o focinhocurto lembrando um peluche, a pelagem preta e branca, e o jeito tornao um dos animais mais queridos pela humanidade. Extremamente dócil e tímido, dificilmente ataca o homem, a não ser quando está irritado. Da xiong mao, o nome em chinês para o panda, significa grande urso-gato.

Golfinho


Os golfinhos são animais que pertencem à família Delphinidae. São adaptados para viver no ambiente aquático, e existem 37 espécies conhecidas de golfinhos, de água salgada e água doce. A espécie mais comum é a Delphinus delphis.
São nadadores únicos, às vezes, saltam cinco metros acima da água, podem nadar a uma velocidade de 40 km/h e mergulhar a grandes profundidades. A sua alimentação é normalmente peixes e lulas. Podem viver de 25 a 30 anos e dão à luz um filhote de cada vez. Vivem em grupos, são animais amigáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
E são muito inteligentes.

Tubarão


Calcula-se que os tubarões existem há cerca de 450 milhões de anos, sem grandes alterações em sua morfologia, o que sugere um bom nível de adaptação e evolução. Ocuparam diversos nichos ecológicos, desde os mares tropicais aos oceanos Ártico e Antártico.
Estes seres providos de estrutura corporal hidrodinâmica são criaturas importantes em quase todos os ecossistemas marinhos. A quase totalidade dos tubarões é marinha, carnívora e pelágica, habitando águas costeiras e oceânicas da maioria dos mares e oceanos, quer na sua superfície, quer na sua profundidade.

Esquilo


O esquilo é um mamífero roedor. Há muitos esquilos à volta do mundo principalmente nas zonas de climas temperado ou tropical, mas também vivem em algumas zonas de clima frio. Eles vivem nas copas das árvores, onde saltam de um lado para outro. Os seus saltos podem atingir cinco metros de comprimento sem ter receio de cair.
O seu alimento principal é a semente,mas também comem insectos e frutos. Os esquilos usam folhas e galhos,para abrigar as suas crias em ramos muito altos como a cajarana etc...

Foca


As focas são mamíferos da família focídeos.Vivem no Polo Norte, adaptada à vida marinha.São carnívoras e alimentam-se de peixes e cefalópodes. A forma do corpo da foca é hidrodinâmica, muito parecido a um torpedo.Umas das coisas muito interessantes das focas, é que elas não possuem orelhas.Sendo a razão que as distingue da família Otariidae (leões marinhos). As focas nadam muito bem. Mas quando estão à superfície é muito fácil serem caçadas por ursos polares e caçadores.
Medem 1,70 de comprimento e pensam de 80 a 100 kg

terça-feira, 3 de abril de 2012

Lebre


A Lebre é um mamífero podendo-se locomover com grande velocidade, certas espécies de lebres podem atingir até 55 km/h.
A lebre geralmente é um animal muito tímido, podendo viver em pares ou solitariamente.
A dieta da lebre é muito parecida à do coelho. Uma das diferenças entre lebres e coelhos é o facto de que os filhotes dos coelhos já nascem com pequena capacidade motora e visual, enquanto que os filhotes das lebres nascem completamente cegos e ficam no ninho por algumas semanas até poderem sair sozinhos.

Porquinho-da-Índia


O porquinho-da-índia é um animal doméstico. Duas das raças de porquinhos-da-Índia são: Pêlo curto e Coroado. Os porquinhos-da-Índia vivem de quatro a oito anos e podem reproduzir-se ao longo de todo o ano, criando dois a cinco filhos. 
Os machos pesam entre 1 kg e 1,2 kg e medem 25 cm quando são adultos. As fêmeas são mais leves, com aproximadamente 20 cm de comprimento e entre 800 e 900 g de peso.
São dóceis, raramente mordem, só se sentirem-se ameaçados. Adaptam-se bem à cadeia e são alimentados com ração de coelho, erva ou forragem, legumes (exceto alface, que pode causar-lhe diarreia) e frutas frescas. Recomenda-se brócolos e couve-flor na sua alimentação.

Lince Ibérico



O lince Ibérico é um felino mamífero, e é da família dos felinos. Pode ser encontrado na Península Ibérica em bosques, matagais e matos densos. Come coelhos, mas quando à falta de coelhos também come veados, ratos, patos, perdizes, lagartos, etc. Os linces ibéricos são nocturnos. E podem percorrer à cerca de 7 km por dia. Estão em extinção no mundo. Há cerca de 100 linces ibéricos na vida selvagem. As causas que levam o lince ibérico à extinção são: Atropelamento, caça ilegal, utilização de pesticidas e a falta de coelhos (são a sua presa principal).

Rato



O rato é um mamífero roedor.É um animal que transmite muitas doenças. Vivem nos esgotos e ás vezes para irem passear andam por volta dos caixotes do lixo. À muitos tipos de ratos tais como os ratos do campo(ratos silvestres) que foram originados nas regiões temperadas da Ásia Central. Os ratos são a maior família de mamíferos.

Rinoceronte


Os Rinocerontes são mamíferos com número ímpar de dedos em cada pata têm uma pele espessa e enrugada e um ou dois chifres sobre o nariz, é esta característica que está na origem do nome.Estes animais vivem em savanas e florestas tropicais da África e Ásia.
O rinoceronte pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, pertence aos cinco animais maiores: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
Este é um dos animais mais ferozes do mundo.

Tigre branco


Os tigres caçam normalmente veados e porcos selvagens mas também outros mamíferos, aves, répteis e peixes. O tigre-branco é carnívoro.
Os tigres são os maiores felinos. O tamanho é variável com a espécie, sendo os tigres-de-samatra os mais pequenos e os tigres-de-amur os maiores. A pelagem é branca cremosa (clara) com riscas castanhas longas, é mais grossa no Inverno, como uma adaptação ao frio. Os olhos são azuis e o nariz rosa.

Urso polar


Os ursos polares são mamíferos, vivem no Pólo Norte, e são revestidos por longo pêlo para se protegerem contra o frio. O seu tipo de locomoção chama-se marcha porque o urso assenta toda a superfície da pata no chão.O urso come focas, aves marinhas, peixes e raposas do Árctico.